sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Grupo Jovem de Violão se apresenta em Capim Grosso - Evento do Rotary Club

Olá amigos!

Ao completar o seu 107° aniversário de existência, a entidade Rotary Club, homenageou nesta ultima quinta-feira o grupo de violão jovem de Capim Grosso, com entregas de Certificados da Revelação da Música instrumental no ano de 2011, nesta cidade.

A solenidade foi presidida com muita elegância, respeito e admiração de todos os Rotaryanos de Capim Grosso puderam oferecer a estes jovens talentos culturais.

O projeto de música em Capim Grosso ganhou forças no ano de 2011, com o inicio de uma oficina de violão na ACACACG e de lá pra cá, vem crescendo ganhando forças e envolvendo cada vez mais crianças e jovens desta região.

Este grupo chama-se "DISTRAÇÃO", pode parecer estranho o nome, mas é em homenagem a musica que leva o mesmo nome, do cantor e compositor Pde Zezinho. Como diz a música, "a Felicidade entrou por uma fresta que eu deixei quando a porta eu fechei e jurei não mais amar".


Segue abaixo algumas fotos e documentários da imprensa local. FONTE jorgequixabeira.com

Foi comemorado nesta quinta-feira (23), no período da noite, no salão paroquial, pelo Distrito 4.390 área 15 (Capim Grosso), o 107º Aniversário do Rotary Club Internacional.
O diretor de protocolo Valdomiro Sampaio abriu a solenidade, em seguida aconteceu os pronunciamentos de Maria José, Marilda Sampaio, Jucélia Dulce e Francisco Domício, sendo chamado o maestro Denis Wilson para que seus 17 alunos do projeto de música instrumental fossem homenageados com a entrega de certificados, pela garra e força de vontade dos mesmos, em aprenderem tocar os instrumentos.

Em seguidas foram tocados pelos alunos, algumas páginas musicais do cancioneiro popular brasileiro.

Logo após foram entregues individualmente os certificados aos seguintes alunos: Elma A. Rios, Gessica Ferreira dos Santos, Josicleuma de J. Santos, Laiane M. Moreira, Laila Matos dos Santos, Kauane Rios Queiroz, Ludimila Calado dos Santos, Letícia p. Neves, Maria Aparecida Silva, Matheus Silva Xavier, Maria das Graças Ferreira, Manuela Silva Oliveira, Pedro Henrique Araujo, Rafael dos Santos, Same Oliveira Silva, Stefani Silva dos Santos e Alan Sousa de Jesus.







Baile de Mascara em Varzea da Roça / 2012

Olá amigos!

Em Varzea da Roça foi realizado uma apresentação do grupo de violão, no tocante ao resgate da cultura de marchinhas de carnaval.
Às 14h30minh o CRÁS já estava ornamentado com serpentinas e confetes aguardando os foliões. Crianças, idosos e adolescentes brincaram no mesmo ritmo, a orquestra varzeana abriu os festejos da tarde com sua presentação belíssima e o professor Denis juntamente com os demais resgatou nesta tarde o carnaval de antigamente, tocando marchinhas diversas e fica aqui um elogio para as máscaras utilizadas pelos convidados do baile que foi um show a parte.



Alunos participantes:
  1. Solo das marchinhas (Bruno)
  2. Percussão
    • Congas (Cleiton)
    • Timbal e Meia-lua(Adriano)
  3. Violões (Mayara, Guilherme, Geovana, Xangai, Simone, Enilma, Susanaaa, Normeide e Bia)




linc...http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=jBPpMidMjCo

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Aula de Ritmo na Escola de Musica de Capim Grosso

Olá amigos(a),

hoje tivemos na escola aula de rudimentos e técnicas de ritmos, destacando os exercícios com baquetas e suas acentuações:


Rudimentos estudados:

  • Double Paradiddle   RLRLRR  LRLRLL
  • Free Stroke   RLRL RRLL  RRRLLL RRRRLLLL RRRRRLLLLL





Abraços




sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

ESCOLA FAMILIA AGRICOLA DE JABOTICABA / BAHIA

Olá amigos!


Informo que as aulas de Musica na EFA/Jaboticaba inicia-se neste próximo dia 06/02/2012, e a novidade deste ano fica por conta do horário, desta vez o curso funcionará das 17:00h as 21:00h todas as segunda-feiras e contemplará os dois grupos de confinamento, Ensino Médio e Fundamental.



Boas vindas a todos!




Denis Wilson

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

A MUSICA E O PONTO DE VISTA

PONTO DE VISTA EDUCACIONAL
A Musicalização infantil é amplamente utilizada para promover o desenvolvimento psicofísico da criança. Pesquisas afirmam que, uma criança musicalizada apresenta rendimento escolar acima da média.
Toda criança deveria ter o direito de ser musicalizada, pois isso melhora a sensibilidade na fase adulta. A musicalização não tem por objetivo maior formar o profissional da área de música, mas construir um ser humano mais integrado, com melhor capacidade de comunicação e sociabilidade.
PONTO DE VISTA SOCIAL
Estudar um instrumento musical estimula áreas do cérebro, aguça a percepção, desenvolve o raciocínio, a coordenação motora, a concentração, a memória, a socialização, a disciplina interior, a humanização, o respeito, a sensibilidade e concede ao indivíduo uma série de vantagens que agem positivamente em diversos setores de sua vida
PONTO DE VISTA RELIGIOSO
A música é um presente de Deus, parte de sua criação, de tudo "que era muito bom" (Gênesis 1:31) o que o Senhor fez no principio. O grande Artista divino fez os homens a sua imagem, com gosto pela beleza, e com suficiente criatividade e capacidade estética para expressá-la e desfrutá-la através do som (Gênesis 1:27, 28). Deus é a grande gênese da música. Neste contexto o homem, como mordomo do Criador, é responsável por usar, preservar e desenvolver o dom da criatividade, e da expressão musical.

COMO MONTAR UMA FANFARRA


Como organizar uma fanfarra?


A fanfarra é um dos melhores meios de integrar crianças e jovens adolescentes através da música. Além do baixo custo do instrumental, a fanfarra é uma opção excelente de convívio, educação e lazer, onde os participantes executam um trabalho em equipe, com disciplina.
Como organizar uma fanfarra
Organizar uma fanfarra não é tão difícil como se imagina. Com algumas orientações, toda escola, município ou entidade pode criar a sua fanfarra, o que irá proporcionar, além de cultura e lazer, um incentivo para o aprendizado mais profundo da música e, ainda, a possível descoberta de muitos talentos.

Professor para fanfarra 
Os professores de educação artística ou de educação física, com auxílio de alguns materiais didáticos para a formação de fanfarras , estarão aptos a instruir os seus alunos. Se for necessário, existem profissionais especializados que podem ser contratados para este fim.

Definição dos instrumentos
Os instrumentos que compõem a fanfarra são os instrumentos de sopro ( cornetas e cornetões) e os instrumentos de percussão (bombos, surdos, caixas e pratos). A quantidade de instrumentos para fanfarra pode variar. Segundo uma pesquisa feita junto a profissionais, sugerimos a seguinte formação: 3 Corneta em Sib; 2 Corneta em Fá; 1 Cornetão em Sib; 2 Caixa de guerra; 2 Surdo médio ; 1 Bombo; 1 Par de pratos.

Onde conseguir verba para aquisição dos instrumentos 
Existem órgãos públicos que costumam efetuar este tipo de doação. Em caso de interesse, envie um ofício com solicitação às entidades competentes: Prefeituras Municipais, Secretarias de Estado da Cultura, Educação e Esportes e Turismo, Fundação Banco do Brasil, Funarte, além de empresas privadas. Pode-se também mobilizar toda a comunidade através de rifas, bingos e gincanas como forma de angariar verba para a aquisição dos instrumentos e do uniforme.

Como convocar os alunos para integrarem a fanfarra 
No caso de escolas, consegue-se um excelente resultado fazendo uma convocação verbal em todas as classes e com colocação de cartazes em lugares de destaque, contendo as informações necessárias. É preciso mostrar as vantagens ao aluno músico e lembrá-lo que além de aprender a tocar um instrumento ele terá oportunidades de viajar com o grupo, participando de vários concursos.

Repertório 
As fanfarras fazem mais sucesso quando executam músicas conhecidas e atuais. Existem profissionais que fazem arranjos especificamente para fanfarras, a partir de músicas escolhidas e do instrumental do conjunto.

Ensaios
Os ensaios devem ser feitos no mínimo duas vezes por semana em data e local pré-determinados pelo instrutor, que pode ser o pátio da escola ou uma sala de aula. No caso de fanfarras municipais, o centro cívico ou ginásio de esportes são ótimas opções. 
Além de ensaios da parte musical , deve-se ensaiar , também a parte de apresentação, que compreende a marcha, cadência alinhamento, cobertura e garbo. O garbo compreende a postura correta, o que significa tronco ereto com peito saliente, abdome retraído, ombros para trás, cabeça ereta e olhar na horizontal. A marcha nada mais é do que andar em cima de um ritmo. Geralmente, a fanfarra marcha até chegar ao local onde vai se apresentar ou em desfiles. É importante ficar atento às orientações dadas pelo instrutor. O rompimento da marcha é feito com o pé esquerdo partindo da posição de sentido. A cadência é o número de passos por minuto. O ideal é que sejam 120 passos por minutos. O alinhamento é verificado no sentido lateral, com os alunos rigorosamente um ao lado do outro, ombros na mesma linha e olhar voltado para o mesmo ponto. A cobertura é verificada no sentido lateral, com alunos rigorosamente, de modo que o de trás enxergue somente a nuca da pessoa à sua frente.

Uniforme 
Os trajes dos alunos da fanfarra devem apresentar uniformidade, organização e limpeza. Pode-se escolher trajes comuns, como o uniforme de escolha ou então confeccionar um exclusivamente para a fanfarra.

Publicações
Existem algumas publicações especializadas que divulgam notícias e eventos ligados a fanfarras e bandas dirigidas ao público musical.

Apresentações e Concursos
Há dezenas de desfiles e concursos em todo o Brasil dos quais sua fanfarra poderá participar divulgando o nome da escola ou de sua entidade. É uma ótima oportunidade de viajar e conhecer outras fanfarras, com a possibilidade de conquistar diversos prêmios, alguns em dinheiro