quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

COMO MONTAR UMA FANFARRA


Como organizar uma fanfarra?


A fanfarra é um dos melhores meios de integrar crianças e jovens adolescentes através da música. Além do baixo custo do instrumental, a fanfarra é uma opção excelente de convívio, educação e lazer, onde os participantes executam um trabalho em equipe, com disciplina.
Como organizar uma fanfarra
Organizar uma fanfarra não é tão difícil como se imagina. Com algumas orientações, toda escola, município ou entidade pode criar a sua fanfarra, o que irá proporcionar, além de cultura e lazer, um incentivo para o aprendizado mais profundo da música e, ainda, a possível descoberta de muitos talentos.

Professor para fanfarra 
Os professores de educação artística ou de educação física, com auxílio de alguns materiais didáticos para a formação de fanfarras , estarão aptos a instruir os seus alunos. Se for necessário, existem profissionais especializados que podem ser contratados para este fim.

Definição dos instrumentos
Os instrumentos que compõem a fanfarra são os instrumentos de sopro ( cornetas e cornetões) e os instrumentos de percussão (bombos, surdos, caixas e pratos). A quantidade de instrumentos para fanfarra pode variar. Segundo uma pesquisa feita junto a profissionais, sugerimos a seguinte formação: 3 Corneta em Sib; 2 Corneta em Fá; 1 Cornetão em Sib; 2 Caixa de guerra; 2 Surdo médio ; 1 Bombo; 1 Par de pratos.

Onde conseguir verba para aquisição dos instrumentos 
Existem órgãos públicos que costumam efetuar este tipo de doação. Em caso de interesse, envie um ofício com solicitação às entidades competentes: Prefeituras Municipais, Secretarias de Estado da Cultura, Educação e Esportes e Turismo, Fundação Banco do Brasil, Funarte, além de empresas privadas. Pode-se também mobilizar toda a comunidade através de rifas, bingos e gincanas como forma de angariar verba para a aquisição dos instrumentos e do uniforme.

Como convocar os alunos para integrarem a fanfarra 
No caso de escolas, consegue-se um excelente resultado fazendo uma convocação verbal em todas as classes e com colocação de cartazes em lugares de destaque, contendo as informações necessárias. É preciso mostrar as vantagens ao aluno músico e lembrá-lo que além de aprender a tocar um instrumento ele terá oportunidades de viajar com o grupo, participando de vários concursos.

Repertório 
As fanfarras fazem mais sucesso quando executam músicas conhecidas e atuais. Existem profissionais que fazem arranjos especificamente para fanfarras, a partir de músicas escolhidas e do instrumental do conjunto.

Ensaios
Os ensaios devem ser feitos no mínimo duas vezes por semana em data e local pré-determinados pelo instrutor, que pode ser o pátio da escola ou uma sala de aula. No caso de fanfarras municipais, o centro cívico ou ginásio de esportes são ótimas opções. 
Além de ensaios da parte musical , deve-se ensaiar , também a parte de apresentação, que compreende a marcha, cadência alinhamento, cobertura e garbo. O garbo compreende a postura correta, o que significa tronco ereto com peito saliente, abdome retraído, ombros para trás, cabeça ereta e olhar na horizontal. A marcha nada mais é do que andar em cima de um ritmo. Geralmente, a fanfarra marcha até chegar ao local onde vai se apresentar ou em desfiles. É importante ficar atento às orientações dadas pelo instrutor. O rompimento da marcha é feito com o pé esquerdo partindo da posição de sentido. A cadência é o número de passos por minuto. O ideal é que sejam 120 passos por minutos. O alinhamento é verificado no sentido lateral, com os alunos rigorosamente um ao lado do outro, ombros na mesma linha e olhar voltado para o mesmo ponto. A cobertura é verificada no sentido lateral, com alunos rigorosamente, de modo que o de trás enxergue somente a nuca da pessoa à sua frente.

Uniforme 
Os trajes dos alunos da fanfarra devem apresentar uniformidade, organização e limpeza. Pode-se escolher trajes comuns, como o uniforme de escolha ou então confeccionar um exclusivamente para a fanfarra.

Publicações
Existem algumas publicações especializadas que divulgam notícias e eventos ligados a fanfarras e bandas dirigidas ao público musical.

Apresentações e Concursos
Há dezenas de desfiles e concursos em todo o Brasil dos quais sua fanfarra poderá participar divulgando o nome da escola ou de sua entidade. É uma ótima oportunidade de viajar e conhecer outras fanfarras, com a possibilidade de conquistar diversos prêmios, alguns em dinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário