quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

COMO MONTAR UMA FANFARRA


Como organizar uma fanfarra?


A fanfarra é um dos melhores meios de integrar crianças e jovens adolescentes através da música. Além do baixo custo do instrumental, a fanfarra é uma opção excelente de convívio, educação e lazer, onde os participantes executam um trabalho em equipe, com disciplina.
Como organizar uma fanfarra
Organizar uma fanfarra não é tão difícil como se imagina. Com algumas orientações, toda escola, município ou entidade pode criar a sua fanfarra, o que irá proporcionar, além de cultura e lazer, um incentivo para o aprendizado mais profundo da música e, ainda, a possível descoberta de muitos talentos.

Professor para fanfarra 
Os professores de educação artística ou de educação física, com auxílio de alguns materiais didáticos para a formação de fanfarras , estarão aptos a instruir os seus alunos. Se for necessário, existem profissionais especializados que podem ser contratados para este fim.

Definição dos instrumentos
Os instrumentos que compõem a fanfarra são os instrumentos de sopro ( cornetas e cornetões) e os instrumentos de percussão (bombos, surdos, caixas e pratos). A quantidade de instrumentos para fanfarra pode variar. Segundo uma pesquisa feita junto a profissionais, sugerimos a seguinte formação: 3 Corneta em Sib; 2 Corneta em Fá; 1 Cornetão em Sib; 2 Caixa de guerra; 2 Surdo médio ; 1 Bombo; 1 Par de pratos.

Onde conseguir verba para aquisição dos instrumentos 
Existem órgãos públicos que costumam efetuar este tipo de doação. Em caso de interesse, envie um ofício com solicitação às entidades competentes: Prefeituras Municipais, Secretarias de Estado da Cultura, Educação e Esportes e Turismo, Fundação Banco do Brasil, Funarte, além de empresas privadas. Pode-se também mobilizar toda a comunidade através de rifas, bingos e gincanas como forma de angariar verba para a aquisição dos instrumentos e do uniforme.

Como convocar os alunos para integrarem a fanfarra 
No caso de escolas, consegue-se um excelente resultado fazendo uma convocação verbal em todas as classes e com colocação de cartazes em lugares de destaque, contendo as informações necessárias. É preciso mostrar as vantagens ao aluno músico e lembrá-lo que além de aprender a tocar um instrumento ele terá oportunidades de viajar com o grupo, participando de vários concursos.

Repertório 
As fanfarras fazem mais sucesso quando executam músicas conhecidas e atuais. Existem profissionais que fazem arranjos especificamente para fanfarras, a partir de músicas escolhidas e do instrumental do conjunto.

Ensaios
Os ensaios devem ser feitos no mínimo duas vezes por semana em data e local pré-determinados pelo instrutor, que pode ser o pátio da escola ou uma sala de aula. No caso de fanfarras municipais, o centro cívico ou ginásio de esportes são ótimas opções. 
Além de ensaios da parte musical , deve-se ensaiar , também a parte de apresentação, que compreende a marcha, cadência alinhamento, cobertura e garbo. O garbo compreende a postura correta, o que significa tronco ereto com peito saliente, abdome retraído, ombros para trás, cabeça ereta e olhar na horizontal. A marcha nada mais é do que andar em cima de um ritmo. Geralmente, a fanfarra marcha até chegar ao local onde vai se apresentar ou em desfiles. É importante ficar atento às orientações dadas pelo instrutor. O rompimento da marcha é feito com o pé esquerdo partindo da posição de sentido. A cadência é o número de passos por minuto. O ideal é que sejam 120 passos por minutos. O alinhamento é verificado no sentido lateral, com os alunos rigorosamente um ao lado do outro, ombros na mesma linha e olhar voltado para o mesmo ponto. A cobertura é verificada no sentido lateral, com alunos rigorosamente, de modo que o de trás enxergue somente a nuca da pessoa à sua frente.

Uniforme 
Os trajes dos alunos da fanfarra devem apresentar uniformidade, organização e limpeza. Pode-se escolher trajes comuns, como o uniforme de escolha ou então confeccionar um exclusivamente para a fanfarra.

Publicações
Existem algumas publicações especializadas que divulgam notícias e eventos ligados a fanfarras e bandas dirigidas ao público musical.

Apresentações e Concursos
Há dezenas de desfiles e concursos em todo o Brasil dos quais sua fanfarra poderá participar divulgando o nome da escola ou de sua entidade. É uma ótima oportunidade de viajar e conhecer outras fanfarras, com a possibilidade de conquistar diversos prêmios, alguns em dinheiro

28 comentários:

  1. TRABALHA COM FANFARRA É UMA ATIVIDADE MUITO, GOSTOSA.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo conteúdo, me ajudou muito. Tenho interesse em conseguir arranjos para fanfarra, se possível gratuito. Obrigado. arimus@bol.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ótimo conteúdo, me ajudou muito. Tenho interesse em conseguir arranjos para fanfarra, se possível gratuito. Obrigado. arimus@bol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá vc conseguiu arranjos para fanfarra.estamos precisando..contato what ZAP 033_991023816

      Excluir
  4. Que legal que encontrei esse sitio. Algum de vocês já conseguiram executar o projeto de implantar ma fanfarra em escola? Vamos trocar essa experiencias! Que tal?

    ResponderExcluir
  5. Associação de moradores do Km 17 de Itapuã Salvador BA.

    Precisamos de equipamentos para construção de uma fanfarra, pois os jovens de nossa comunidade estao sem ocupação, se jogando no crime.
    Nos ajude por favor.

    Endereço: Rua João Durval Carneiro,31 - Itapuã, Salvador Bahia Brasil CEP 41630-686.
    E-mail: associacaokm17@hotmail.com
    Meu Zap +55 71 99272 0069

    ResponderExcluir
  6. Mto bom conteudo parabens temos uma fanfarra no bairro mas precisamos de um instrutor com capacidade

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Muito bom essas dicas. Se alguém tentou e deu certo, entre em contato. Estamos querendo colocar fanfarra aqui na escola, mais não sei por onde começar. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se alguém te respondeu me avisa? OBrigada!!

      Excluir
    2. Olá amigos, sou o dono do blog e faz muito tempo que não acessava. Aqui em minha região temos varias fanfarras e todas seguiram esse modelo de gestão, organização e desenvolvimento.
      Qualquer duvidas entrem em contato meu whatssap é 74991917791 meu email wilson.enp@gmail.com meu facebook wilson denis

      Excluir
  9. Alguém possui um projeto escrito para que eu possa adaptar e apresentar na escola a qual trabaho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Altair eu tenho projetos escritos sim, pode me chamar no zap que mando pra você.

      74 9 91917791 Denis Wilson

      Excluir
  10. olá, bom dia!
    sou novo por aqui. tenho interesse no tema fanfarra. atualmente sou coordenador pedagogico no programa social Vem Ser. queremos iniciar uma fanfarra.
    podemos debater sobre isso?
    aguardo
    Grato.
    Sergio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se souber de algo me avisa!! Tb tenho interesse, obrigada!

      Excluir
    2. Olá Kelly, se ainda tem interesse em montar a fanfarra, pode entrar em contato pelo zap 74991917791 Denis Wilson ou através do Facebook Wilson Denis

      Excluir
  11. Olá.. temos uma fanfarra na escola..porém não temos instrutor ...5 anos ...tem como fazer o curso para regente de fanfarra on line e ajudar a escola?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo(a) tem sim como fazer um curso a distancia, precisa ter alguem ai na sua fanfarra que tenha disponibilidade e aptidão para conduzir o processo. Enviarei um passo-a-passo para facilitar as etapas.

      pode me chamar no zap 74 9 91917791 Denis Wilson ou Facebook Wilson Denis

      Excluir
  12. Instrutor Mariel de Dois Irmãos-TO meu 063 992178563
    Procuro instrumentos para Doação

    ResponderExcluir
  13. Olá
    Onde há curso (presencial ) para capacitação de Instrutor de fanfarra mais próximo à Belo Horizonte?

    ResponderExcluir
  14. Gostaria muito de aprender a reger uma fanfarra ja tenho 9 instrumentos ...mas nao sei oor onde começar...alguem pra ajudar?

    ResponderExcluir
  15. Sim, posso ajudar você.

    Entre em contato pelo zap 74 9 91917791 Denis Wilson

    ResponderExcluir
  16. Toco instrumentos de sopro.
    Aqui na minha cidade me chamaram para instrutor colaborar no projetor Fanfarra escola.
    Moro em Eirunepé-Am.
    Se alguém poder me ajudar com informações e envio de materiais que possa ajudar a ensinar a turma.
    Agradeço..

    ResponderExcluir