sábado, 2 de outubro de 2010

Vida do profetas - Habacuque

Bom,

eu sou fã deste profeta, a sua história de vida tem muito a ver com a nossa realidade. Assim como nós, ele também tinha suas idéias formadas sobre a natureza humana, sobre o comportamento das pessoas e procurava sempre tirar as suas dúvidas em relação a sua vida para não cometer falhas que viesse prejudicar o seu relacionamento com Deus, consigo mesmo e com o próximo.

Vejamos um pouco mais sobre este profeta:

A vida particular do profeta Habacuque é pouco conhecida assim como a dos outros profetas menores. Habacuque, cujo nome significa 'abraço', profetizou a Judá sobre a invasão iminente dos caldeus.



Habacuque, era muito questionador, ele sempre perguntava a si mesmo no que poderia ser melhor e também questionava a Deus sobre a situação que o povo de Judá estava vivendo, se Ele tinha feito promessas sobre a felicidade deste povo, por que então sobrevinham a eles (Judá) tanta moléstias e perseguições.

Além de querer saber os tempos que Deus estabeleceu por seu próprio poder, Habacuque clamava por justiça! (v. 2- 4). Mas, qual tipo de justiça era o anseio do profeta Habacuque?




Habacuque queria entender por que ele clamava e Deus não lhe respondia. Não escutar equivale a não responder. Habacuque não estava acusando Deus de surdez ou algo semelhante.



O profeta gritava: "Violência!" do mesmo modo quando os homens gritam: "Fogo!", e esperam ser atendidos. Porém, embora gritasse "Violência" e clamasse por auxílio, Habacuque não conseguia ver o auxilio de Deus.

Por que Habacuque não conseguiu ver o socorro de Deus? Porque ele estava focado em questões humanas!

Habacuque estava clamando a Deus por causa das injustiça sociais, pois ele via a opressão dos fortes sobre os fracos, dos ricos sobre os pobres, dos reis sobre os súditos, etc. A destruição e a violência era algo aferido diariamente pelo profeta, porém, ele não entendia porque Deus deixava os homens se lançarem às suas maldades.



A preocupação do profeta é a mesma de alguns religiosos e bons cidadãos em nossos dias. Por que tanta violência em nossos dias? Por que tanta morte, roubo, opressão, suborno, etc? Por que os inocentes sofrem?




Habacuque não estava clamando por sua salvação, pois quem invoca a Deus por salvação é atendido (ouvido) prontamente por Deus: é salvo da condenação que há no mundo, pois a mensagem de Deus é clara: "Porque todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo" (Romanos 10: 13; Joel 2: 32).



Diferentes dos religiosos da atualidade, que procuram dar uma resposta às suas indagações, Habacuque esperou uma resposta de Deus.


Deus não é a causa das injustiça sociais e nem das violações de questões legais estabelecida pelos homens.

Justiça segundo a concepção inicial de Habacuque só será estabelecida no novo céu e na nova terra que será criada por Deus num tempo estabelecido por seu próprio poder.

Embora a corrupção do gênero humano é observável a olho nu, o socorro e a salvação de Deus é imediata àqueles que invocam o seu nome. Os ouvidos de Deus não estão agravados para que não possa ouvir quem clame por salvação.



Me considero um Habacuque, do século XXI...um pouco menos, é lógico! Tenho muito que aprender ainda.




Abraços



Denis Wilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário